Para facilitar a vida do desenvolvedor e garantir a integridade das informações, podemos fazer uso de muitas funções dentro do Protheus. Vamos falar sobre algumas delas que com frequencia usamos na Val. Usuário
Pertence("RJ/SP/PB"): Função que garante que oque será digitado pertence ao conjunto descrito na função. Neste caso estamos garantido que o usuário só poderá digitar RJ, SP ou PB em um campo que receba Unidades Federativas. Caso ele tente digitar por exemplo MG, o Protheus acusará o erro.
ExistChav(cAlias,cChave,nOrdem,cHelp): Evita chave repetida verificando se conteúdo da cChave já existe, com base no índice nOrdem. Caso o usuário tente inserir uma cChave repetida, o Protheus exibe a mensagem cHelp.
ExistCPO(cAlias,cChave,nOrdem): Função para garantir a integridade referencial.
Como exemplo podemos ter um cadastro de cliente e outro de vendedor. Para associar em uma terceira tabela um vedendor a um cliente, temos que garantir que o cliente digitado realmente esteja cadastrado assim como o vendedor. Como exemplo , podemos usar na Val. Usuário do campo que será digitado o código do cliente o seguinte comando: ExistChav("SA1",XFILIAL("SA1")+A1_COD,1,"Cliente não cadastrado em SA1"):
Vazio(): Verifica se o campo está vazio
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom seu blog amigo, poderia portar um exemplo de utilização da validação EXISTCHAV(), e lhe pergunto qual a diferença de eu colocar esta função de validação diretamente no corpo do meu programa e lá no sigacgf no configurador diretamente naquele campo na parte de Banco de Dados
ResponderExcluir